50 reflexões sobre o cotidiano de arquitetos e designers de interiores.(Por: Ricardo J. Botelho e retirado do AdForum)

26/04/2012 10:46

1. Certos clientes não precisam de um projeto de arquitetura ou de interiores, mas de uma longa internação em clinica psiquiátrica para tratamento.


2. Quando pergunto a arquitetos ou designers de interiores o que de fato vendem, a resposta unânime é: "sonhos". Acreditar nisso é o caminho mais fácil para cobrar pouco pelo projeto. Afinal, ninguém paga para sonhar.


3. As mulheres são as principais consumidoras dos projetos de arquitetura e de interiores. Quem melhor entende uma mulher? Outra mulher ou um homem?


4. Tenho a impressão de que certas mulheres não querem de fato reformar ou redecorar a casa. No fundo, gostariam de trocar de família, mas como isso não é possível, decidem fazer mudanças no ambiente na esperança de que algo novo aconteça.


5. Ela não queria apenas uma cama nova. Renovou a decoração do quarto como um sinal para que o companheiro entenda seu esforço para mudar a relação desgastada. A esperança era de que com o gesto o amor ressurgisse.

6. Todo cliente, quando constrói ou reforma, ouve alguém próximo: uma irmã que entende de arte, um cunhado engenheiro, um primo advogado, o filho mais velho, a filha mais nova. São os "fantasmas" que assombram o seu projeto.

7. Encontrei outro dia vagando pelas sombras um arquiteto que pensava entender a lógica no processo de tomada de decisões do cliente.

8. Saiu da reunião com o cliente convencido da aprovação do projeto. O problema é que clientes dormem e acordam com a maldita necessidade de mudar tudo o que haviam decidido.

9. A felicidade pessoal e a recompensa profissional podem andar juntas. Para isso, é preciso controlar o ego, a carência afetiva e aliar a habilidade de dizer não para o cliente sem deixá-lo ofendido.

10. Você só adquire personalidade profissional quando demite um cliente por absoluta convicção de que sem ele seu futuro será muito melhor.

11. Erros que se repetem mostram a incompetência do líder em conduzir seu grupo de trabalho na adoção de medidas que evitem os mesmos problemas. Só ver e reclamar dos erros e de quem erra não faz de alguém um verdadeiro líder.


12. Uma obra é um acampamento de Murphys, aquele da lei que diz: "se algo tiver que dar errado, dará".


13. Mudanças constantes no projeto são como cólicas menstruais: sabe-se que virão regularmente e resignar-se é a única saída, além de Buscopan na veia!


14. Por que arquitetos e designers de interiores gostam tanto de viajar para o exterior? Para acordar no meio da "noite" e descobrir que é dia e não sofrer com insônia. Só mesmo o fuso horário para livrar do sobressalto da madrugada.

15. As madrugadas foram feitas para projetar porque o espírito e a mente se fundem nesse tempo e a criatividade brota farta. Ou será a pressão do tempo, a coca cola e o café que impingem um rigor menos critica e liberam a criação?

16. Bons fornecedores são como amuletos. Você os carrega para todos os clientes com uma fé inabalável de que tudo dará certo.

 

17. Arquitetos e designers de interiores têm um mesmo número cabalístico. É o 3. Por isso fazem 3 orçamentos para cada item do projeto.


18. A ética e a idoneidade não estão na apresentação de TRÊS opções de orçamentos para cada elemento a ser cotado.

19. Quando o cliente "descobre" algo que denota a não transparência na relação, a confiança no profissional estará abalada e começa a fase do rompimento.

20. Assim como taxistas, arquitetos e designers de interiores devem cobrar bandeira 2 quando atendem depois das 20 horas ou durante os finais de semana.

21. O contrato é uma peça fundamental na relação com o cliente, mas se tiver que ser usado o amor entre as partes estará indelevelmente destruído.

22. Atuar sem metas mensais de faturamento é como jogar futebol sem traves.

23. O medo da verdade e o sabor amargo do insucesso inibem o controle das despesas e a apuração do lucro.

24. Só cobra pouco o profissional que não tem consciência do custo hora do seu trabalho.

25. Atenção! O Ministério do Bom Senso adverte: trabalhar em casa e não computar todos os gastos na operação pode destruir sua carreira.

26. Mais importante do aquilo que se diz para o cliente são as idéias dele que você incorpora ao projeto.

27. As melhores idéias são sempre as suas idéias desde que ditas pelo cliente.

28. Clientes competidores usam a tática de ameaçar e desmerecer o seu serviço para levar vantagem na negociação. Se você permitir eles definem o seu preço.

29. O melhor momento para prospectar clientes é quando você tem clientes. Sem pressão e com o moral em alta você negocia melhor.

30. Negociar bem é manter o foco nos seus objetivos e buscar compreender os interesses da outra parte que sempre estão por trás das declarações verbais.

31. Quem se move pelo que pode ver, vive no passado. Construir o futuro é correr riscos para por em prática os seus sonhos.

32. Quem reclama do assistente que o abandona para abrir seu próprio negócio abdica do legítimo orgulho de ter seguidores.

33. A indicação é o melhor caminho para construir uma carteira de clientes com o mesmo desequilíbrio psicológico.

34. A obra é um ser orgânico constituído quase 100% de intestinos o que justifica a quantidade de cagadas.

35. Mistérios da vida: o que motiva um arquiteto ou designer de interiores a enfrentar uma família durante a reforma de uma casa?

36. Não basta ser bem pago pelo projeto. É preciso ser aplaudido e reverenciado pelo cliente, pois somos artistas para mudar o mundo.

37. Só há uma forma de realmente surpreender o cliente: é morrendo no meio da obra.

38. Se há algo certo na sua vida profissional é que, mais cedo ou mais tarde, um casal vai brigar na sua frente.

39. Tudo bem que os Clientes têm um neurônio exclusivo para contrariar arquitetos e designers de interiores. O problema é que alguns desses clientes nascem só com esse neurônio.

40. Quatro momentos na relação com os clientes. Estudo preliminar: paixão. O profissional é o guia dos sonhos. Projeto: conflito. Não há como pagar pelo sonho completo e é preciso eliminar coisas. Execução: desilusão. A dura realidade de conviver com os erros na obra. O sonho vira pesadelo. Final da obra: rompimento. O profissional desaparece e não lida com as reclamações do cliente.

41. A imagem que o cliente terá do profissional será marcada pelos últimos momentos da relação. Então, não fuja dele no final da obra!

42. Um excelente profissional só terá sucesso se aliar à capacidade de criar a habilidade de vender seu talento.

43. "Prospectar (buscar) clientes é admitir o insucesso em atrair indicações". Quem pensa assim coloca sua carreira nas mãos do imponderável.

44. Selecionar clientes e lutar para conquistá-los coloca o profissional no comando do seu destino.

45. A curva de faturamento de um escritório de arquitetura e design de interiores se assemelha a um ambiente onde predomina picos e vales. Cena típica de quem só busca cliente depois que o último trabalho se encerra.

46. Já basta dormir do mesmo lado da cama há séculos. Por que ir sempre a Milão todos os anos se você pode descobrir coisas novas em outros lugares?

47. Ir a um evento profissional e conversar a noite toda com pessoas que você já conhece é perder a oportunidade de manter contatos que possam ser revertidos em negócios.

48. Não beba em eventos, coma pouco e revise os dentes, circule o máximo possível e defina uma meta de contatos novos a serem empreendidos. No dia seguinte envie e-mail ou agende visita.

49. Para ter sucesso rápido no início da carreira em design de interiores no segmento residencial é preciso ter família rica. Uma avó ou tia com grana ajuda a construir um bom portfólio.

50. Para que ter uma profissão reconhecida por lei? Para financiar Conselhos que se transformam em cabides de emprego e pagar emolumentos para engordar caixas que se destinam a bancar mordomias que você não vai usufruir. Tudo na vã esperança de que se está protegido. Viva a auto-regulamentação!